Como Funciona Lista de Espera SISU 2019

Se perguntando como funciona lista de espera SISU 2019? Algumas notícias não são muito boas, mas não se pode perder a esperança de realizar o seu sonho. Por isso, caso não tenha sido convocada na chamada regular veja como funciona lista de espera SISU 2019 que pode ser uma nova oportunidade!

Como Funciona Lista de Espera SISU 2019

Como Funciona Lista de Espera SISU 2019

Como é o processo de seleção SISU 2019?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), ativo desde 2010, milhares de jovens já conseguiram cursar o ensino superior de forma gratuita em universidades públicas.

*O objetivo deste sistema é oferecer oportunidades de formação profissional!

É por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que os candidatos são selecionados, as universidades participantes estipulam uma nota de corte (pontuação mínima para estar entre os potencialmente selecionados) de acordo com cada curso, e classificam os inscritos com melhor pontuação.

Veja como calcular sua Nota de Corte SISU 2019!

Por tanto, antes mesmo de inscrever-se no SISU, os interessados devem dedicar-se a realização do ENEM e conquistar pontuações compatíveis com os cursos que desejam, o mínimo esperado é de 600 pontos para cursos tecnólogos e de licenciatura, ou aqueles que têm menor procura.

Aqueles que não conseguirem uma vaga na primeira chamada, podem se inscrever na lista de espera SISU 2019 e torcer para serem chamados.


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Existem alguns requisitos para conseguir o benefício oferecido pelo SISU, estes são bem básicos, mas devem ser preenchidos corretamente. Veja quem pode se inscrever no SISU 2019:

  • O candidato que realizou o ENEM 2018 e conquistou na redação uma pontuação maior que zero;
  • Não ter feito o ENEM 2018 como trainee, isso quer dizer, como estudante do Ensino Médio, menor de idade, que realizou a prova como forma de teste dos conhecimentos e não concluirá este ciclo escolar até o início de 2019.


Inscrição SISU 2019

O processo de inscrição SISU 2019 acontece via internet, diretamente no site do programa. Na ocasião, os interessados devem cadastrar o número de inscrição e senha que foram criados durante a inscrição do ENEM, caso tenha esquecido desta informação, acesse o portal do exame para a recuperação do login.

Neste momento os candidatos devem escolher até duas opções de curso, sendo a primeira colocada como preferencial. Escolher mais de um curso aumenta as chances de ser selecionado, mas se ainda assim não conseguir uma vaga, os inscritos podem aguardam na lista de espera do SISU 2019.


Como Funciona Lista de Espera SISU 2019?

Os candidatos não selecionados em nenhuma das opções de curso na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula podem demonstrar interesse em participar da lista de espera SISU 2019.

Mas como funciona lista de espera SISU 2019? A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato. Para isto é necessário acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em “participar da lista de espera”.

É importante confirmar que esta solicitação foi efetuada. Lembrando que a própria instituição fica responsável por chamar os alunos selecionados na lista, por isso, é importante acompanhar as divulgações oficiais feita diretamente pela universidade a qual o candidato escolheu.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como Funciona Lista de Espera SISU 2019