Como Funciona o SISU 2019?

Você sabia que pode começar a estudar em uma universidade pública por meio do seu conhecimento e mérito? Pois é, entenda como funciona o SISU 2019 e não perca a oportunidade de usar a sua nota no ENEM para conseguir uma profissão. Conheça como funciona o SISU 2019 e suas principais informações.

Como Funciona o SISU 2019?

Como Funciona o SISU 2019?

Como Funciona o SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Buscando saber como funciona o SISU 2019? O processo seletivo do SISU possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU.

Ao final da etapa de inscrição SISU 2019, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

É realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.


Vagas SISU 2019

Para saber como funciona o SISU 2019, a primeira informação a deve ser esclarecida é a de que o SISU não funciona para graduação em ensino á distância, somente por meio de universidades públicas, aquelas que são custeadas pelo Governo Federal, e por ensino presencial.

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participam do SISU e separam um número de vagas para os alunos que se inscreverão através deste programa.

Lembrando que existe ainda o sistema de cotas, garante a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas a reserva de 50% das vagas, por curso e turno, nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos dois centros federais de educação tecnológica.


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Por ser um programa federal e público, nem todos os interessados podem se inscrever no SISU 2019. O SISU é destinado as pessoas que não têm condições financeiras de pagar a mensalidade de uma universidade particular, mas outras exigências são necessárias.

Pode se inscrever no SISU 2019:

  • Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior;
  • Tenham obtido na redação nota que não seja zero.


Como funciona o SISU 2019?

Mesmo que o candidato preencha as exigências necessárias, a universidade classifica os estudantes por meio de uma nota de corte que varia com cada curso. Por isso, nem sempre a sua inscrição é a garantia da conquista pela vaga.

No momento em que o candidato insere no sistema o número de inscrição e a senha do ENEM, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

Durante o período de cadastro, uma vez por dia, o SISU calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso.


Inscrição SISU 2019

As inscrições SISU 2019 devem ser feitas, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem.

Não é cobrada nenhuma taxa e o cadastro é feito pela internet, no portal do SISU 2019. O Sisu estará disponível para inscrição dos candidatos, se seguir a mesma data do ano anterior,  em 23 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 26 de janeiro de 2019.

Durante esse período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília. A data pode ser alterada, pois nenhuma informação oficial foi divulgada, mas o mês com certeza continuará o mesmo.


Resultado SISU 2019

O resultado do SISU 2019 pode ser consultado no boletim do candidato, na portal do SISU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161 e assim tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o SISU 2019.

O candidato selecionado deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula. O não comparecimento até a data estipulado é considerado como desistência e o interessado fica automaticamente desclassificado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como Funciona o SISU 2019?