Como se Inscrever no SISU 2019?

Depois de saber qual pontuação conquistou no ENEM, certamente você quer informações sobre como se inscrever no SISU 2019. Então, pode ficar tranquilo, pois neste artigo esta tudo o que o candidato precisa conhecer sobre o programa. Saiba como se inscrever no SISU 2019 e ter uma ótima formação.

Como se Inscrever no SISU 2019

Como se Inscrever no SISU 2019

Para que serve o SISU 2019?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e desde o começo da sua atuação em 2010, já ajudou milhares de jovens a e formar. Por meio deste programa os candidatos que se destacaram no ENEM concorrem a uma vaga em instituições públicas.

Constar em seu currículo uma graduação feita em um centro de educação estadual ou federal traz muita credibilidade, já que para ingressar nas instituições deste tipo é necessário ter muito conhecimento e conquistado uma boa pontuação no ENEM.

Por isso, antes de saber como se inscrever no SISU 2019 se prepare para fazer uma boa prova no ENEM e fique atento a sua nota.


Seleção dos candidatos SISU 2019

A seleção dos candidatos SISU 2019 é determinada pela nota de corte estabelecida pela universidade em que o candidato se inscreveu.

A nota de corte representa o mínimo de pontuação desejada por curso, com ela é possível ter uma base da classificação de acordo com a instituição e curso.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o SISU calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Durante o período de inscrição no SISU 2019, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido.

A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Mas, esta é apenas uma referência, o resultado final é divulgado mais tarde.


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Antes de saber como se inscrever no SISU 2019 veja se você faz parte do grupo beneficiado pelo sistema. As exigências são poucas, mas tem o objetivo de selecionar somente aqueles que se esforçaram pela bolsa. Veja quem pode se inscrever no SISU 2019:

  • Candidatos que fizeram o Enem de 2018, tenham obtido na redação nota que não seja zero;
  • Não tenham participado do Enem como trainee, na maioria das vezes estudantes menores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio.


Como se inscrever no SISU 2019?

Os interessados em fazer parte de uma universidade pública, ou seja, estudar de forma gratuita, precisam saber como se inscrever no SISU 2019. Todo o processo é feito de maneira digital, por meio do site oficial do programa.

Por isso, certifique-se de que tem um Smartphone, Notebook, Tablet e etc., com uma boa conexão á internet. No portal do SISU é necessário inserir somente o número de inscrição e senha que foram cadastrados no site do ENEM, automaticamente o sistema já inclui a sua pontuação.

  • O candidato deve entrar no site oficial do Sisu;
  • Após deve confirmar seus dados, preencher com número de Inscrição do ENEM e Senha do ENEM;
  • Escolha duas opções de cursos;
  • Defina a modalidade que deseja concorrer no SISU: cotas ou livre concorrência;
  • Confirme sua inscrição para concorrer às vagas.

Para 2019 não foram divulgadas as datas para os interessados se cadastrarem, mas deve seguir o mesmo período de 3 dias que foi determinado para 2018, entre 23 e 26 de janeiro.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como se Inscrever no SISU 2019?