Cronograma do SISU 2019: ACESSO

Para organizar as datas oficiais do programa SISU, o MEC divulga o cronograma do SISU 2019 para que todos os interessados possam se planejar nos aspectos: inscrição, resultado e matrícula. Não tem como se distrair e perder o cronograma do SISU 2019, conheça mais informações agora.

Cronograma do SISU 2019

Cronograma do SISU 2019

Como Funciona o SISU 2019?

O SISU 2019 é um programa do governo federal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo fornecer de forma gratuita cursos de graduação em universidades públicas.

Para conseguir uma vaga os interessados devem usar a nota conquistada no ENEM, ela é responsável pela seleção.

A pontuação obtida no exame funciona como uma peneira para a classificação dos alunos, já que cada instituição determina uma nota de corte que significa a pontuação mínima a ser conquistada para tentar uma vaga nos cursos, esta nota é atualizada diariamente pelo sistema do SISU.

Quando selecionado o candidato realiza a matrícula direto na universidade a qual escolheu, todos os documentos e passos seguintes são esclarecidos direto com a secretaria da instituição.


Público-alvo SISU 2019

Antes de verificar o cronograma do SISU 2019 e saber quais etapas precisa seguir, é importante conhecer o quem pode se inscrever no SISU 2019, quer dizer, as pessoas que podem participar do programa. As exigências são bem simples, veja:

  • É necessário ter realizado a prova do ENEM em 2018 e ter obtido na redação uma nota que seja maior que zero;
  • Não ter realizado a provado do ENEM em 2018 como trainee, ou seja, como estudante do Ensino Médio menor de 18 anos.


Cronograma do SISU 2019

A importância do cronograma do SISU 2019 é muito grande, pois é nele que estão contidas todas as datas oficiais das etapas necessárias para a ingressão na universidade pública através do programa.

Ficar atento a divulgação do cronograma do SISU 2019 é uma maneira de não perder esta oportunidade!

A informação é anunciado no site do SISU, mas para o ano de 2019 ainda não foram divulgadas novidades sobre este calendário, acredita-se que somente após a conclusão da prova do ENEM em 2018 é que as datas devem ser anunciadas.

Poucas vezes houveram mudanças significativas, por isso é possível ter uma idade do que vem pela frente usando como base o cronograma de 2018 do primeiro semestre, veja só como foi:

Primeiro semestre:

  • 29/01 a 01/02 – Período de inscrições. As notas de corte vão ser apresentadas nos dias 30,31 e 1 de fevereiro a partir de 0h;
  • 02/02 – Resultado da chamada regular;
  • 02/02 a 07/02 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 05/02 a 07/02 – Matrícula da chamada regular;
  • 09/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Segundo semestre:

  • 12/06 a 15/06 –  Período de inscrições. As notas de corte vão ser apresentadas nos dias 13,14 e 15 de junho a partir de 0h;
  • 18/06 – Resultado da chamada regular;
  • 22/06 a 27/06 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 22/06 a 28/06 –  Matrícula da chamada regular.

Inscrição SISU 2019

Conhecendo o possível cronograma do SISU 2019 você já pode se programar para fazer sua inscrição SISU 2019. Este processo acontece exclusivamente pelo site do SISU e possibilita ao candidato a escolha de até 2 opções de cursos, mas é possível escolher um tipo de curso em 2 universidades diferentes.

As escolhas podem ser alternadas até o último dia de inscrição, e fica valendo o que foi escolhido por último.

Para o login, basta inserir o número de inscrição e senha cadastradas anteriormente no portal do ENEM, caso não tenha mais conhecimento desta informação, acesse a página do participante para recuperação.

Lembrando que os interessados podem se candidatar a uma vaga duas vezes ao ano, para o primeiro ou  segundo semestre letivo.


Aplicativo SISU

Você pode consultar as vagas do SISU direto do seu celular e tablet. Compartilhe, receba avisos e acompanhe as datas mais importantes do cronograma do SISU 2019, através do aplicativo SISU.

O aplicativo é apenas para consulta de informações da sua inscrição e sobre o programa. A inscrição é realizada direto no endereço eletrônico do programa. Veja o que fica disponível no APP:

  • Escolha até quatro modalidades de curso para acompanhar as notas de corte durante o período de inscrição;
  • Na nova seção “Dever de Casa”, saiba o que deve fazer em cada etapa do processo seletivo;
  • Acompanhe sua inscrição  e tenha acesso as classificações parciais e notas de corte;
  • Veja o seu resultado final e a lista de aprovados;
  • Tenha acesso a suas notas do Enem;
  • Escolha consciente e pesquise vagas por curso, cidade e instituição de ensino;
  • Adicione lembretes na sua agenda e acompanhe todas as datas, desde a inscrição até a convocação da lista de espera;
  • Conheça a quantidade de vagas para ampla concorrência e ações afirmativas, pesos, turno e local de oferta dos cursos. Compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais;
  • Receba notificações e acompanhe diariamente a nota de corte parcial dos cursos. Faça sua lista de favoritos e não perca essas atualizações.

*O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativo: Play Store e App Store!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cronograma do SISU 2019: ACESSO