Diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019

O governo oferece programas de oportunidade de estudo superior para os jovens brasileiros, mas você sabe a diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019? Embora os dois sistemas tenham como finalidade conceder bolsas de estudos em universidades, é importante saber a diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019.

Diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019

Diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019

Como Funciona o SISU 2019?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como finalidade oferecer bolsas de estudos em universidades públicas, isto é, aquelas custeadas pelo poder público federal. Esta é a maior e mais significativa diferença entre SISU 2019 e o PROUNI 2019.

Mas, como funciona o SISU 2019? Os interessados devem passar por todas as etapas do SISU 2019, que tem início muito antes da abertura de inscrição para este sistema, o primeiro passo é realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior ao de inscrição, obter na redação nota que não seja maior que zero.

É por meio desta nota que os candidatos disputam as vagas nas instituição públicas, pois cada uma delas estipula de acordo com cada curso uma nota de corte, que significa uma pontuação mínima a ser conquistada para estar entre os possíveis selecionados, cursos mais disputados pedem uma pontuação maior.

O candidato se inscreve no site do SISU 2019, com o login e senha já cadastrados no portal do ENEM, escolhe até 2 opções de cursos, e espera o resultado. Se for selecionado, o futuro aluno deve ir até a universidade escolhida e realizar o processo de matrícula de maneira presencial.


Como Funciona o PROUNI 2019?

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

Sendo a forma de conceder a bolsa de estudo a diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019!

Dirigido aos estudantes do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM, como forma de concessão de mérito aos que tiverem melhor desempenho na prova.

A nota mínima estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo do PROUNI 2019 é de 450 pontos na média das notas obtidas nas provas do ENEM e nota maior que zero na redação.

Para se inscrever os interessados devem acessar o site do PROUNI, com o login e senha do ENEM e escolher até duas opções de cursos, instituições e turno. O resultado com a lista de candidatos pode ser consultado no sistema digital do programa, a matrícula é feita direto na instituição escolhida.


Diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019

Já deu para perceber que a diferença SISU 2019 e PROUNI 2019 é que o SISU concede estudo em universidades públicas e gratuitas, enquanto que o PROUNI bolsas integrais ou parciais de até 70% nas universidades particulares, quer dizer, instituições pagas.

*Os dois programas oferecem oportunidades duas vezes ao ano, no início de cada semestre! 

Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa ou pela vaga, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição pública e gratuita.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Diferença entre SISU 2019 e PROUNI 2019