Documentos Necessários para a Matrícula SISU 2019

Se você foi selecionado na chamada regular tem muito o que comemorar, mas deve ficar atento aos documentos necessários para a matrícula SISU 2019. É diretamente na instituição escolhida que o futuro aluno deve resolver a burocracia, e levar os documentos necessários para a matrícula SISU 2019.

Documentos Necessários para a Matrícula SISU 2019

Documentos Necessários para a Matrícula SISU 2019

Etapas SISU 2019

Bem antes de fazer a matrícula SISU 2019, você precisa passar por algumas etapas SISU 2019 que antecedem esta última fase do processo de seleção do programa Sistema de Seleção Unificada (SISU).

*É o Ministério da Educação (MEC) que gerencia e cuida de todas as fases necessárias para a conquista da bolsa!

Por meio do programa, milhares de jovens conquistaram bolsas integrais em universidades federais e estaduais e conseguiram finalizar o ensino superior de maneira gratuita. É por isso que o SISU é tão disputado, mas para conseguir uma chance os interessados devem ter pontuação satisfatória no ENEM.

É com a nota de corte SISU 2019 positiva que os jovens participam do processo de seleção, a pontuação mínima é de 600 para cursos tecnólogos ou aqueles com baixa procura. As etapas para participar do SISU são:

  1. Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio;
  2. Cadastrar a sua pontuação no site do SISU, escolhendo o curso e a instituição;
  3. Verificar se foi classificado;
  4. Realizar a matrícula direto na universidade.


Notas de Corte SISU 2019

Você sabe como funciona a nota de corte SISU 2019? Este item interfere muito na possibilidade de realizar a matrícula SISU 2019, pois esta nota é a responsável pela classificação e seleção dos candidatos. Ela representa uma pontuação mínima que deve ser conquistada de acordo com cada curso.

A nota de corte é estipulada variando com o número de vagas e de interesse neste curso, podendo o mesmo curso ter uma nota diferente entre as universidades. Algumas áreas são as mais disputadas e por isso exigem mais dedicação dos estudantes durante o ENEM, por exemplo:

  • 800 à 850 pontos: medicina, engenharia aeronáutica;
  • 751 à 799 pontos: direito, odontologia, psicologia, engenharias;
  • 700 à 750 pontos: arquitetura, administração, matemática, jornalismo;
  • 651 à 699 pontos: enfermagem, educação física, farmácia, serviço social, contábeis, pedagogia, e etc.;
  • 600 à 650 pontos: história, letras, geografia, sociologia, agronomia, e etc,;
  • 600 pontos: tecnólogos e licenciatura com menor procura.

*Lembrando que estes dados são uma base do que deve ser exigido, mas cada universidade estipula a sua nota de corte.


Inscrições SISU 2019

Podem realizar as inscrições SISU 2019 todos aqueles que realizaram o ENEM no ano anterior e obtiveram na redação uma nota maior que zero, o trainee não pode se inscrever no programa, trainee são pessoas que ainda cursam o Ensino Médio e realizam o ENEM para autoavaliação, eles não usarão a nota conquistada.

O processo para realizar a inscrição é feito no site do SISU, normalmente em um período de 3 dias, para 2019 ainda não se sabe quando esta etapa estará disponível, mas deve acontecer na última semana de janeiro. Na ocasião, os candidatos podem escolher até 2 opções de cursos sendo a primeira preferencial.

Basta inserir o número de inscrição e senha que foram cadastrados anteriormente no site do ENEM, caso não lembre dessa informação é indicado acessar o portal do exame para recuperá-la.

*A inscrição é a primeira fase do processo que é finalizado com a matrícula SISU 2019!


Documentos Necessários para a Matrícula SISU 2019

O resultado que mostra se o inscrito conseguiu uma vaga fica disponível no site do programa, caso tenha sido chamado o candidato deve seguir o período estipulado no cronograma para realizar a sua matrícula direto na instituição, o não comparecimento até a data limite implica na eliminação do aluno.

A lista com os documentos necessários para a matrícula SISU 2019 são passados pela universidade, por tanto é de responsabilidade do aluno entrar em contato com a instituição para esclarecer esse item.

Ainda assim, confira essa lista com a documentação básica para a efetivação da matrícula:

  • Documento original com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Documentos Necessários para a Matrícula SISU 2019