MEDIOTEC 2019: Inscrições para Cursos MedioTec 2019

Há algum tempo o ensino técnico vem sendo considerado uma boa alternativa de capacitação. Os cursos duram em média 2 anos. E com o MEDIOTEC 2019 é possível tornar-se um técnico enquanto cursa o Ensino Médio. O MEDIOTEC 2019 é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC)

MEDIOTEC 2019

MEDIOTEC 2019

Como funciona o MEDIOTEC 2019?

O MEDIOTEC 2019 é um projeto que tem como principal objetivo fortalecer, ampliar e gerar vagas em cursos do ensino técnico para estudantes do Ensino Médio.

A ação é feita em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

✓ Buscando oportunidades? Se inscreva nos programas:

Os cursos têm duração de um a dois anos. Os alunos devem cursar o ensino técnico em turno diferente ao da escola. Por exemplo, quem faz o técnico de manhã deve realizar o ensino médio à tarde ou à noite.

Os cursos são gratuitos, financiados pelo Governo Federal.A seleção dos candidatos será feita pelas Secretarias de Estado e Distrital de Educação, nas unidades escolares que ofereçam ensino médio, por meio de processos seletivos próprios.


Quem pode fazer o MEDIOTEC 2019

Existem algumas exigências sobre quem pode fazer o MEDIOTEC 2019. Na verdade, estes requisitos funcionam como uma forma de ‘afunilar’ o interesse no programa.

✓ Você conhece o SISUTEC 2019? Confira os cursos disponíveis!

Já que as regras são:

  • Estar matriculado no ensino médio em unidade escolar pública;
  • Cursando, preferencialmente, o 2° ano do ensino médio. Assim, a formação técnica terminaria juntamente com o ciclo escolar de formação regular.


Cursos do MEDIOTEC 2019

É interessante a oportunidade de junto com o ensino médio ter uma formação técnica de forma gratuita.  

Principalmente porque as grandes empresas, indústrias, empreiteiras e firmas, contratam cada vez mais técnicos. A capacitação é mais objetiva e em curto prazo.

Mas, diante de tantas vantagens, quais são os cursos do MEDIOTEC 2019? As áreas são estrategicamente disponibilizadas conforme a necessidade do mercado de trabalho.

No catálogo deste link oficial cada curso está devidamente apresentado, com suas funções e setores.

As áreas que englobam estes cursos são:

  • Ambiente e saúde;
  • Controle e processos industriais;
  • Gestão e negócios;
  • Informação e comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção alimentícia;
  • Produção cultural e design;
  • Produção industrial;
  • Recursos naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, hospitalidade e lazer.

Inscrição MEDIOTEC 2019

As informações relativas a inscrição MEDIOTEC 2019, processo seletivo e número de vagas é de total responsabilidade da Secretaria de Educação de cada estado.

Dúvidas referentes ao programa também podem ser esclarecidas na Secretaria de Educação do município.

Como o programa foi lançado em 2018, existem poucas informações sobre este processo de seleção e inscrição dos interessados. O que se sabe é que cada secretaria deve adotar critérios diferentes para a seleção dos alunos, mas estes devem ser voltados ao desenvolvimento econômico do jovem.

✓ Estude por meio de bolsas com até 70% de desconto:

Por tanto, não adianta comparecer até uma instituição que ofereça ensino técnico de forma gratuita, como: SENAC, SENAI E ETEC, sem a divulgação oficial da abertura de vagas pelo MEDIOTEC.

Pois, os responsáveis pela elaboração do processo seletivo, e cadastro dos interessados é o setor de educação. Serão lançadas campanhas de abertura de vagas.

É bem provável que para a inscrição seja necessário levar documentos básicos de identificação: RG, CPF, comprovante de residência. Além disso, o candidato deverá comprovar que estuda na rede pública, com uma declaração da escola.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

MEDIOTEC 2019: Inscrições para Cursos MedioTec 2019