O que é a Nota de Corte do SISU?

Você já sabe o que é a nota de corte do SISU e como ela funciona? Esta é uma forma de classificar os candidatos de acordo com a pontuação que eles obtiveram no ENEM. É por meio deste processo que os interessados podem calcular a sua entrada na universidade. Saiba o que é a nota de corte do SISU e muito mais!

O que é a Nota de Corte do SISU?

O que é a Nota de Corte do SISU?

O que é o SISU?

Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema oferecido pelo Governo Federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como principal objetivo auxiliar na entrada gratuita de jovens interessados em iniciar um curso de graduação.

O SISU tem relação direta com o ENEM, por isso as primeiras etapas para tentar uma vaga em universidades públicas é realizar a prova, pois é cadastrando a nota conquistada no exame que os interessados passam pelo processo seletivo, obtendo uma nota mínima que representa a nota de corte do SISU.


Quem pode participar do SISU?

Antes de realizar a sua inscrição no programa, é importante saber quem pode participar do SISU e verificar se faz parte do grupo que pode ser beneficiado. Lembrando, que apenas ter cumprido com as exigências não garante uma oportunidade definitiva, pois é feito um processo para a seleção dos candidatos.

Veja o que é necessário cumprir para participar do programa:

  • Ter participado do ENEM no ano anterior ao da inscrição no SISU, e obter nota que não seja igual á zero na redação;
  • Não ter participado do ENEM como trainee, quer dizer, estudante do Ensino Médio que não vá concluir o ciclo no ano anterior ao da inscrição no SISU.


O que é a nota de Corte do SISU?

Querendo entender como funciona o SISU 2019? A nota de corte significa a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados, é uma forma de classificar os jovens com base na pontuação conquistada no ENEM.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o sistema do SISU calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O cálculo não é feito em tempo real, e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Esta é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Pode acontecer de um mesmo curso ter nota de corte diferente em diferentes universidades, já que o número de candidatos interfere nesta definição.

Isso quer dizer que cursos mais disputados tendem a exigir uma nota de corte maior, e os interessados devem se dedicar mais na prova do ENEM.

Clique aqui e veja como calcular a nota de corte SISU 2019!


Inscrições SISU

Agora que você já sabe o que é a nota de corte do SISU pode começar a pensar nas inscrições SISU e se programar para não perder o período deste processo. As inscrições acontecem duas vezes ao ano, no início de cada semestre e deve ser feita exclusivamente via internet, no site do SISU normalmente por 3 dias.

  • O candidato deve entrar no site oficial do Sisu, clicando aqui;
  • Após deve confirmar seus dados, preencher com número de Inscrição do ENEM e Senha do ENEM;
  • Escolha duas opções de cursos;
  • Defina a modalidade que deseja concorrer no SISU: cotas ou livre concorrência;
  • Confirme sua inscrição para concorrer às vagas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

O que é a Nota de Corte do SISU?