Quem Pode Participar do SISU 2019?

Sabendo que o governo federal disponibiliza por meio do SISU, uma maneira de começar a graduação sem pagar nada por isso, você deve estar se perguntando quem pode participar do SISU 2019? E a orientação sobre o funcionamento, principais informações e quem pode participar do SISU 2019 estão neste artigo!

Quem Pode Participar do SISU 2019

Quem Pode Participar do SISU 2019

Como funciona o SISU 2019?

Antes de saber quem pode participar do SISU é importante que saiba como funciona o SISU 2019. O programa é uma iniciativa do governo federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e está ativo desde 2010.

Por meio deste programa os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem utilizar a nota conquistada para tentar uma vaga nas universidades públicas. Funciona assim:

  1. Você faz o ENEM;
  2. Se inscreve no SISU utilizando a nota que obteve na prova;
  3. As universidades estipulam uma note de corte para a classificação dos candidatos;
  4. Se você conseguiu uma pontuação compatível com o mínimo determinado pela instituição pode ser selecionado.

Se o resultado apontar que você foi escolhido, os próximos passos são feitos direto na universidade.


Inscrições SISU 2019

As inscrições SISU 2019 acontecem exclusivamente pelo site do programa, de uma forma bem simples os interessados podem se candidatar a uma vaga. No momento da inscrição não são solicitados nenhum tipo de documento, somente o número de inscrição e senha que foram cadastrados no portal do ENEM.

Neste momento, o candidato escolhe até 2 opções de curso e instituição para concorrer a uma vaga. Até o fim do período de inscrição é possível mudar essas escolhas. Fica valendo a última opção selecionada até a data limite de inscrição.

O SISU 2019 realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

Quem pode se inscrever no SISU 2019

É claro que a possibilidade de ter uma formação em uma universidade federal/estadual é o sonho de muitas pessoas. Mas, é necessário saber quem pode se inscrever no SISU 2019 antes de fazer a sua inscrição. As exigências são:

  • Candidatos que fizeram o ENEM do ano anterior e tenham obtido na redação nota que não seja zero;
  • Maiores de 18 anos que não participaram do ENEM como trainee.

Lembrando que somente a inscrição e o preenchimento das exigências não garante a vaga, pois é a nota de corte estipulada pela universidade que determina a seleção dos futuros estudantes.


ENEM e SISU 2019

No momento em que o candidato insere no portal do SISU o número de inscrição e a senha do ENEM, o sistema recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

Algumas instituições participantes adotam pesos diferentes para as provas do ENEM. Assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, adotado pela instituição, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição.

É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Isso quer dizer que é possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes ou até para o mesmo curso.


Resultados e matrícula SISU 2019

Os resultados de quem pode participar do SISU 2019 ficam disponíveis no site do programa, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161. Normalmente este resultado é divulgado no fim de janeiro.

O candidato selecionado deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula SISU 2019. O não comparecimento até a data limite é considerado como desistência e o candidato fica automaticamente excluído.

 

 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Quem Pode Participar do SISU 2019?