Resultado do SISU 2019

A ansiedade fica muito forte, já que depois da inscrição o candidato aguarda o resultado do SISU 2019 e torce para ser selecionado para o curso e instituição que se escreveu. Algumas informações sobre o resultado do SISU 2019 devem ser frisadas, pois são muito importantes. Saiba tudo sobre esse item agora!

Resultado do SISU 2019

Resultado do SISU 2019

 Como Funciona o SISU 2019?

Muito antes de saber sobre o resultado do SISU 2019 é interessante que você conheça como funciona o SISU 2019, e as etapas que antecedem a classificação dos inscritos. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e está ativo desde 2010.

É por meio deste sistema que o governo oferece vagas em universidades públicas e consequentemente gratuitas, para os jovens e adultos que se destacarem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A pontuação conquistada neste exame define o processo seletivo, já que as universidades estipulam uma pontuação mínima para classificar os candidatos, este processo é chamado de nota de corte do SISU. Os cursos mais disputados tende a ter uma nota de corte maior, exigindo mais esforço para a conquista de pontos.


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

A etapa de inscrição do programa acontece impreterivelmente via internet, no site do SISU. O candidato pode escolher até 2 opções de cursos, sendo a primeira opção colocada como preferencial, depois é torcer para que a nota de corte seja compatível com a pontuação do ENEM, e esperar o resultado do SISU 2019.

O cadastro é feito com o login que já foi registrado no portal do ENEM, o número de inscrição e senha. Mas, antes disso, saiba quem pode se inscrever no SISU 2019:

  • O candidato que fez o ENEM no ano de 2018, e obteve na redação uma nota que não seja igual a zero;
  • Não ter realizado o ENEM como trainee, quer dizer, ainda como estudante do Ensino Médio e menor de 18 anos.


Resultado do SISU 2019

O resultado do SISU 2019 pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161. Normalmente em até 3 dias depois do fim do período de inscrição.

O candidato selecionado pelo SISU deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.

O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma, mas este documento ainda não foi divulgado para 2019, em 2018 o prazo foi de 30/01 a 07/02.

Lembrando que o resultado do SISU 2019 depende do desempenho do candidato na prova do ENEM, e da nota de corte que a instituição definiu para o curso selecionado.

Os cursos com notas maiores são: medicina, engenharia aeronáutica, direito, psicologia e engenharias.


Lista de Espera SISU 2019

Se no resultado do SISU 2019 você não conseguiu realizar o seu desejo, tem mais uma opção para buscar por sua formação profissional em cursos de graduação de licenciatura ou bacharelo de forma gratuita.

Os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula, podem manifestar interesse em participar da lista de espera SISU 2019.

A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato.O candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação do interesse.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino.

Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Resultado do SISU 2019