SISUTEC 2019: Inscrições para os Cursos SISUTEC 2019

O ensino técnico vem ganhando forças no meio acadêmico, sendo preferência quando comparado ao curso superior. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) lançou o SISUTEC 2019 um programa que oferece bolsas de estudo gratuita. Conheça mais informações sobre o SISUTEC 2019!

SISUTEC 2019

SISUTEC 2019

Como funciona o SISUTEC 2019?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) foi criado em 2013, o principal objetivo do MEC quando iniciou o programa é o de promover a capacitação de jovens e adultos e prepará-los para a vida profissional de uma maneira mais rápida.

Confira as novas regras do SISU 2019!

Isso porquê os cursos técnicos duram em média 2 anos. A seleção dos candidatos beneficiados acontece da mesma forma que o SISU tradicional, aquele que oferta bolsas em cursos superior.

Os interessados devem utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como requisito principal.


Quem pode se inscrever no SISUTEC 2019

A logística de seleção dos candidatos e oferecimento de bolsas funciona da mesma forma para os dois tipos de SISU.

Por isso, as exigências sobre quem pode inscrever no SISUTEC 2019 também são simples, os candidatos devem antes mesmo do período de inscrição terem cumprido com as exigências:

  • Realizar o ENEM no ano anterior ao da inscrição no SISUTEC, e conquistar na redação nota superior a zero;
  • Não ter feito o ENEM como trainee, isto é, como prova teste de conhecimentos. Feito normalmente por candidatos que ainda cursam o Ensino Médio.


Instituições SISUTEC 2019

Você sabe quais são as instituições SISUTEC 2019? No momento da inscrição o candidato pode escolher até 2 opções de cursos, o próprio sistema do SISUTEC 2019 deixará disponível uma lista com todos os cursos e instituições parceiras do programa!

Para ter uma ideia de quais são essas escolas associadas ao programa, lembre-se de que este é um projeto do governo federal e por consequência a maioria das escolas que permitem a matrícula pelo SISUTEC 2019 oferecem ensino gratuitos e são financiadas pelo governo.

São instituições da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, centros de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais.

E instituições do Sistema S, como:

  • SENAC;
  • SENAI;
  • SESC;
  • SENAR;
  • SENAT.

Além de escolas particulares credenciadas!


Inscrição SISUTEC 2019

Se você cumpre com as exigências necessárias para participar do programa, pode realizar a sua inscrição SISUTEC 2019. Este processo acontece de forma digital, via internet no site do programa SISUTEC.

Basta inserir o login e senha que foram criados no portal do ENEM, para recuperá-lo volte ao site do exame.

O candidato pode escolher até 2 opções de cursos, em ordem de preferência. Para 2019 ainda não foi divulgado qual será o período de inscrição, mas ele ocorre duas vezes por ano no início de cada semestre.

Durante este processo é possível acompanhar a nota de corte, verificando a possível classificação.

Dentre as vagas, 85% é destinada aos candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública.

O restante é distribuída conforme o interesse por outros candidatos. O resultado pode ser consultado no site do programa. É possível se inscrever para a 2° chamada, se cadastrando na lista de espera.

Lembrando que somente é possível se classificar para uma das opções escolhidas no início do período de inscrição. Mas, se for escolhido para a segunda opção de curso é permitido concorrer para a primeira alternativa, com base na segunda chamada do SISUTEC 2019!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

SISUTEC 2019: Inscrições para os Cursos SISUTEC 2019